Voltar para a Página Inicial

Últimas Notícias

POSICIONAMENTO FCT DO COVID-19

🕔09:49, 13.Abr.2020

Estimados Presidentes dos Clubes filiados a FCT,

 

Ref.: Possibilidade da prática de tênis e beach tennis nos clubes catarinenses.

 

Venho, por intermédio da presente missiva, levar ao conhecimento de Vossas Senhorias a posição da Federação Catarinense de Tênis em relação ao tema COVID-19.

Como instituição responsável pelo tênis e beach tennis em Santa Catarina, e de forma muito responsável, estamos defendendo o isolamento social e acatando na integra as disposições contidas nos Decretos Estaduais até então promulgados pelo nosso Governador, a quem devemos respeito e consideração.

Ocorre, que diante de inúmeras flexibilizações já havidas e a falta de critérios do Governo Estadual não podemos nos calar como instituição, por isso peço a vênia de Vossas Senhorias no sentido de entender o nosso posicionamento.

Enquanto Federação Catarinense de Tênis não iremos realizar qualquer evento esportivo em Santa Catarina até 31 de maio de 2020, demonstrado assim, estarmos afinados com o isolamento defendido de forma a evitarmos aglomerações de pessoas e, respectivamente, daqueles que nos são caros.

Portanto, não escrevo a Vossas Senhorias em nome da Federação propriamente dita, mas sim em nome dos inúmeros treinadores de tênis que temos em nosso Estado e estão lotados em vossos clubes.

Vejam bem, como instituição teremos um prejuízo incalculável sem a realização dos torneios estaduais, mas este prejuízo poderá ser ainda maior se nossos professores estiverem impedidos de ministrarem suas aulas, pois estes dependem exclusivamente disso para seus sustentos e de suas famílias.

A Federação Catarinense de Tênis tem esta preocupação e por isso criamos um material intitulado como A CONTINUIDADE DA PRÁTICA DO TÊNIS EM TEMPOS DE COVID-19 para que juntos possamos fazer voltar a prática da modalidade em seus valorosos ambientes.

Não queremos com isso atuar como ultrapassar vossos ofícios, mas simplesmente deixar consignado que não há qualquer óbice se abrir o clube para que professores e alunos possam realizar aulas e praticarem a modalidade.

Somos parceiros para que outras atividades como saunas, natação, academias, eventos de outra ordem e locação de espaços para sócios, sejam mantidos fechados, sempre com o objetivo impedir que o COVID-19 possa se proliferar.

No entanto, não podemos admitir, como instituição, que bancos, lotéricas, supermercados, salões de beleza e agora o comércio, onde existe sim muita aglomeração de pessoas, possam usufruir de uma benesse estadual e os clubes sociais, para prática de determinadas atividades esportivas, mantenham-se fechados.

Por isso, peço encarecidamente que os nobres Presidentes pensem nos seus professores que dependem única e exclusivamente do tênis para receberem seus proventos.

 

 

A CONTINUIDADE DA PRÁTICA DO TÊNIS

EM TEMPOS DE COVID-19.

 

A pandemia mundial ocasionada pelo Novo Coronavírus (Covid-19) tem criado desafios para todos os seres humanos através do globo terrestre. Tenistas e professores catarinenses tem nos procurado buscando meios de praticar a atividade esportiva de forma segura, uma vez que o distanciamento social e o fechamento de espaços públicos são implementados de forma cada vez mais restritiva pelo Governo Estadual, em especial quando se trata de espaços públicos e privados para a prática de esportes, como clubes e academias.

Na data de 11 de abril de 2020, o Governador do Estado de Santa Catarina, em pronunciamento oficial realizado na imprensa estadual, adotou novas regras que impõem restrições ainda maiores a prática de atividades esportivas, enquanto flexibiliza a abertura de comércio de rua, agências bancárias, casas lotéricas e outros setores cujo potencial de transmissão e contaminação do vírus é muito maior que qualquer prática esportiva ao livre.

Apesar das restrições impostas a prática esportiva pelo Governo Estadual, até o momento não há qualquer estudo ou comprovação científica apresentada pelo poder público que demonstre que a prática de esportes ao ar livre possa agravar o atual estágio de transmissão e contágio do COVID-19 no mundo.

De fato, o que se tem de concreto até então é de que a prática esportiva é extremamente benéfica para a saúde do indivíduo em tempos de COVID-19. A prática do Tênis, especialmente, além de promover o bem-estar do praticante da modalidade, tem o poder de aumentar significativamente a imunidade durante a prática do exercício[1], além de contribuir de forma significativamente para a melhora da condição física e cardiorrespiratória do praticante.

O Tênis como esporte, inclusive, foi objeto de análise pela Harvard Medical School[2], ocasião na qual especialistas comprovaram a capacidade do esporte em contribuir para de forma significativa para a saúde do praticante.

Quando se fala em possibilidade e continuidade da prática do esporte em tempos de distanciamento social, alguns fatores devem ser considerados: A quadra de Tênis, em seus padrões mínimos permitidos, possui uma área de 648,00 metros quadrados, enquanto as linhas demarcatórias que delimitam a área de jogo possuem um espaço total de 195,62 metros quadrados. Estas distâncias são, em muito, superiores a distância recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 2 (dois) metros.

Portanto, se considerássemos apenas a questão de distanciamento entre indivíduos e em conjunto com os benefícios trazidos pela prática do Tênis, não haveria qualquer óbice técnico, médico e até mesmo fático para o impedimento total da prática deste esporte.

Por outro lado, o momento exige cuidados básicos e extrema cautela visando a mitigação dos efeitos da COVID-19, e para isso, regras para a prática do Tênis devem ser consideradas.

Pensando em um cenário de continuidade da prática do Tênis, a Federação Catarinense de Tênis, atenta as medidas adotadas em todo o mundo no que diz respeito a modalidade, editou as seguintes normas:

 

Antes de Jogar

Você deve ficar em casa se:

·         Teve contato com alguém com COVID-19 nos últimos 14 dias;

·         Esteve em viagem para o exterior ou exposto a alguém com COVID-19 nos últimos 14 dias;

·         Tenha sintomas de gripe comum;

·         Esteja no considerado “grupo de risco”.

 

Deslocamento para o local de prática do esporte;

·         Somente as pessoas que irão praticar o esporte deverão estar presentes no local, a exemplo dos atletas e técnicos.

·         As pessoas devem chegar e deixar o local nos horários exatos de início e término da prática esportiva.

·         Somente pais ou responsáveis poderão acompanhar menores quando necessários.

 

 

Distanciamento social:

O Tênis possui uma característica única e é um esporte que não exige qualquer contato físico entre os jogadores. Por isso:

·         Você poderá tocar raquetes ao contrário do tradicional aperto de mãos pré ou pós partida;

·         Mantenha sempre a distância minima de 2 (dois) metros entre outras pessoas e jogadores;

·         Sempre que possível utilize a raquete e os pés para alcançar as bolas no chão.

 

Cuidados necessários:

Para se proteger contra a contaminação, você deverá:

·         Lavar/esterilizar suas mãos antes e depois de jogar e evitar de tocar o rosto enquanto estiver jogando;

·         Não compartilhar garrafas de água e preferencialmente levar a sua propria garrafa.

·         Evitar tocar o rosto a qualquer tempo;

·         Manter distância de pessoas que estão comprovadamente doentes;

 

Treinamentos

·         Apenas aulas individuais devem ser ministradas;

·         Diminuição do tempo de duração das aulas, com a finalidade de evitar o contato entre os alunos durante a transição de horários;

·         Limitação de dois jogadores (incluindo técnico) por quadra;

·         Manter a distância minima recomendada no momento de orientações técnicas e feedbacks.

·         Evite usar equipamentos técnicos como alvos e cones.

·         Não autorizar que o aluno possa pegar qualquer equipamento do técnico;

·         Priorizar os pagamentos por meio digital, evitar contato com dinheiro em papel.

 

Equipamentos

Não existem evidências concretas de que as bolas de tênis possam transmitir o COVID-19. Contudo, sabe-se que o vírus pode permanecer em superfícies por até 3 (três) dias, portanto, você deverá:

·         Usar overgrips novos sempre que possível;

·         Não tocar seu rosto após tocar sua raquete, bolas ou qualquer outro equipamento;

·         Usar poucas bolas por pessoa;

·         Trocar as bolas sempre que alguma pessoa que teve contato pretérito com estas estiver com suspeita de contaminação pelo COVID-19.

·         Limpar todos os seus equipamentos com Alcool 70º após a prática do exercício.

 

Espaços de prática do esporte, quadras públicas e clubes

·         Todos os espaços cobertos devem permanecer isolados e preferencialmente fechados, tais como bares, restaurantes e vestiários;

·         É recomendado que os banheiros permaneçam fechados, com uso permitido somente em casos de emergência;

 

 

 

Sendo o que se nos oferece para o momento, renovamos protestos de estima e distinta consideração,

 

Atenciosamente,

 

Alexandre Reis de Farias

Presidente FCT

 


[1] https://www.wtatennis.com/news/1627547/physically-speaking-is-tennis-good-for-health-

[2] https://www.health.harvard.edu/exercise-and-fitness/tennis-anyone

POSICIONAMENTO FCT DO COVID-19